31 agosto 2010

Coração de Tinta, Cornelia Funke

Oooow! Esse é o primeiro post do blog! o/



E para começar, vou falar sobre um livro beeem legal. Na verdade, esse livro é o primeiro da trilogia Mundo de Tinta.
Aliás, a trilogia inspirou o nome do Blog Mundo de Papel e Tinta :)











A autora Cornelia Funke é uma escritora alemã de literatura infanto-juvenil. Ela escreveu também livros como ''O Cavaleiro do Dragão'' e ''O Senhor dos Ladrões".










■ A trilogia é composta pelos seguintes livros:
Coração de Tinta
Sangue de Tinta
Inkdeath (ainda não publicado no Brasil)





Há muito tempo, Mo decidiu nunca mais ler um livro em voz alta. Sua filha Meggie é uma devoradora de histórias, mas apesar da insistência não consegue fazer com que o pai leia para ela na cama. Meggie jamais entendeu o motivo dessa recusa, até que um excêntrico visitante noturno finalmente vem revelar o segredo que explica a proibição.
É que Mo tem uma habilidade estranha e incontrolável: quando lê um texto em voz alta, as palavras tomam vida em sua boca, e coisas e seres da história surgem como que por mágica. Numa noite fatídica, quando Meggie ainda era um bebê, a língua encantada de Mo trouxe à vida alguns personagens de um livro chamado 
Coração de tinta. Um deles é Capricórnio, vilão cruel e sem misericórdia, que não fez questão de voltar para dentro da história de onde tinha vindo e preferiu instalar-se numa aldeia abandonada. Desse lugar funesto, comanda uma gangue de brutamontes que espalham o terror pela região, praticando roubos e assassinatos. Capricórnio quer usar os poderes de Mo para trazer de Coração de tinta um ser ainda mais terrível e sanguinário que ele próprio. Quando seus capangas finalmente seqüestram Mo, Meggie terá de enfrentar essas criaturas bizarras e sofridas, vindas de um mundo completamente diferente do seu. 







Quando eu peguei esse livro para ler, não tinha visto  a sinopse. Comecei a ler e automaticamente gostei. É um daqueles livros que faz você ficar preso e não querer largar mais.

Bom, Maggie tem 12 anos e ama ler livros. Ela aprendeu a gostar de livros com seu pai, Mortimer, chamado carinhosamente de  Mo, e é um encadernador de livros.
Meg nunca conseguiu fazer seu pai ler uma história para ela. Meio estranho, mas Meg já tinha se acostumado com a idéia.
Mo sempre lia seus livros em silêncio. Mas o que fizera Mo desistir de contar histórias?

Quando chega um estranho na casa, Mo fica todo misterioso e Meg desconfia do comportamento do seu pai.
Através da porta do escritório de Mo, Meg escuta uma boa parte da conversa com o estranho e descobre que terá que ir embora da sua casa . . . de novo! E pior, por causa de alguém chamado Capricórnio e um livro misterioso!
Mas o que será que tem nesse livro de tão especial para fazer seu pai deixar a casa?

No dia seguinte, Meg conhece Dedo Empoeirado, que insiste em chamar Mo de Língua Encantada. Tudo o que Dedo Empoeirado mais deseja é voltar para sua história.
Mas tudo isso tem uma explicação.
Mo tem uma habilidade de materializar qualquer coisa de um livro se ler em voz alta.
Quando Meg era pequena,  Mo fazia leituras habituais para sua família. Um dia aconteceu uma coisa estranha. Estranhos surgiram em sua casa, Capricórnio e Basta os vilões da história, e Dedo Empoeirado com sua ''marta'', enquanto sua mulher, Teresa, some misteriosamente da sua frente.
Depois de toda essa confusão, Mo resolveu nunca mais ler em voz alta e escondeu o livro para que niguém o encontrasse
Ele é perseguido por Basta e Capricórnio, que procuram incansavelmente por um livro chamado Coração de Tinta
No dia em que eles fogem, vão parar na casa da Elinor, uma antiga amiga de Mo colecionadora voraz de livros, onde os guarda com todo o cuidado e zelo. Meg não está gostando nadinha dessa história.
Mo decide esconder seu livro na cada e Elinor, mas logo eles são descobertos por Basta.
Até que eles vão parar na pequena cidade abandonada onde Capricórnio vive, e são obrigados ficar por lá até que o vilão consiga o que ele mais quer. . .fazer com que Mo traga para fora das páginas um vilão mais aterrorizante ainda.
A cada tentativa de Mo de ler uma história em voz alta a mando de Capricórnio, surge novos personagens e novas aventuras.

 Com um desejo de trazer sua mulher de volta, Mo, Meg e seus amigos embarcam em uma busca frenética por outra cópia do livro.
Será que eles conseguem dar um fim nessa confusão e trazer Teresa de volta?


                                                    [. . .]

AAAH, e só digo que a cada capítlulo é uma confusão diferente, e que com certeza vocês vão adorar entrar no Mundo de Tinta com esses personagens tão diferentes.
O livro é um mimo, gente. No início de cada capítulo tem uma citação de algum livro, e no final de cada capítulo tem uma ilustração feita pela própria Cornelia Funke.




O filme ''Coração e tinta, o livro mágico'' foi lançado em 2009.
Para vocês terem uma idéia da marta, bichinho com dois chifres, que o Dedo Empoeirado leva com ele a todo lugar, vou mostrar a imagem que tem no livro, em seguida a imagem do filme para vocês verem.






Marta - Ilustração da autora




Cena do filme - Dedo Empoeirado com a marta




Tem uma parte em especial que eu adorei. É um conselho de Mo para Meg.


Quando você leva um livro em uma viajem, acontece uma coisa estranha: o livro começa a colecionar lembranças. Depois, basta abri-lo, e você já está de novo no lugar onde o leu. Tudo volta, já nas primeiras palavras: as imagens, os cheiros, o sorvete que você tomou enquanto lia... Acredite, os livros são como papel pega-moscas. Não existe nada melhor para grudar lembranças do que páginas impressas.


Espero que vocês gostem da primeira sugestão de livro do Blog, galera o/

0 comentários:

Postar um comentário