04 setembro 2010

Editando um livro


Galera, vou contar um surpresa maravilhosa que tive no começo desse semestre.
Bom, depois de um semestre inteirinho de expectativa para iniciar a matéria Arte-mídia, ela começou com um bela surpresa. O professor trouxe a idéia de seu primeiro trabalho com a turma, e. . . tharararammmmmmmm! A edição de um livro, que talvez seja Dom Casmurro.
Que ótimo! Fiquei logo encantada com a matéria. Eu editando um livro! Talvez, quem aqui os fala é uma futura editora de livros... risos
Vocês não fazem idéia de como é um trabalho prazeroso, porém difícil. O trabalho de reavaliar o livro todinho, de aplicar as letras que combinem perfeitamente com o conteúdo, de definir o acabamento, o tipo de encadernação - se a capa pode ser dura ou não, são tantos detalhes - a capa que fique ótima com todo o livro.
Sabe, quando você acaba de ler um livro  e depois fica observando o seu design e chega a conclusão: é, a capa não poderia ser outra. O conjunto está em harmonia com o conteúdo (puxa! como é gostoso ter o contato direto com o livro, mesmo que se leia pelo computador, não substitui esse prazer). Eu, que já tinha essa tendência de analisar a fundo os livros, indo muito além do seu conteúdo, agora ela se acentuou muito mais, o que me dá vontade de possuir (em mãos) todos os livros que pretendo ler.
Portanto, o sucesso dos livros depende, é claro, do autor, mas também da editora que o produz.

0 comentários:

Postar um comentário