24 outubro 2010

Antes de Morrer - Jenny Downham

Antes de morrer foi lançado aqui no Brasil no ano de 2007 pela Editora Agir, nossa parceira.
Um dos livros mais emocionantes que já li. Vale a pena conhecê-lo.

•Um pouco sobre a autora




Jenny Downham começou sua carreira como atriz de teatro alternativo na Inglaterra, e em 2002 decidiu dedicar-se inteiramente à literatura. Antes de morrer, publicado em 2007, arrebatou a crítica inglesa e americana e logo ganhou as listas de best-sellers, emocionando jovens e adultos. 




• Sinopse

Tessa é uma menina de 16 anos que tem uma doença incurável. Diante de seu imutável destino, ela organiza uma lista com o que gostaria de fazer antes de sua morte e parte em busca de realizá-la: se apaixonar, ter a primeira relação sexual, dirigir escondida, roubar coisas numa loja... viver o tempo que resta. Um tema doloroso, passado com leveza e doçura, em um texto verdadeiro e tocante, sem ser piegas.







Tessa  é uma menina que levava sua vida sem muitas emoções, não vivia uma vida que toda garota normal poderia ter. Os pais são super protetores, tem que fazer visitas frequentes ao médico por causa da sua doença que a cada dia se agrava mais.

Quando Tessa começa a pensar sobre a sua vida e o pouco tempo que lhe resta, tem uma idéia de escrever uma lista sobre as 10 coisas que ela gostaria de fazer antes de morrer. Desde a coisa mais simples à coisas mais loucas que uma pessoa poderia fazer. Como ter seu primeiro namorado, ter sua primeira relação sexual, infringir a lei, sair escondida, entre outras coisas.
Com o apoio de sua melhor amiga, Zoey, ela se lança numa vida intensa e cheia de emoções, e cada dia ela aumenta a sua lista.

Quando conquista o seu vizinho, dá início a um romance muito bonito.

Com o agravamento de sua doença, Tessa deseja não ir mais ao médico. Ela começa a ficar negligente com sua saúde, preocupando a todos e  agindo com imprudência.

Mesmo com tantas dificuldades, dramas vivenciados, cenas chocantes, Tessa não pára de querer passar pelas experiências que ela acha importantes.
Ela aguenta o peso de sua doença até o final, sempre resistindo, com a sua família que a ama, seu irmãozinho Cal, que ainda é uma criança, mas que sente todo o peso das coisas, sempre se fragilizando com a situação, com sua melhor amiga que a incentiva e seu namorado que sempre está lá por ela, não importa o momento.

Jenny Downham nos leva a uma trama intensa e cheia de emoção.
Os capítulos finais são os mais intensos, na minha opinião. A medida que a doença avança, o livro vai se adequando à isso. Os capítulos são escritos de uma forma inteligente, e o leitor vai sentindo, junto com os personagens, o drama vivido por Tessa.

A pesar da sua doença terminal, depois da lista que ela cria, ela fica satisfeita de ter vivido quase tudo que desejavaa, pois foi tudo de uma maneia rápida e marcante, tanto para ela, quanto para as pessoas que cruzaram seu caminho.

 Quem ler, não vai se arrepender. 

0 comentários:

Postar um comentário