15 outubro 2010

Fire - Kristin Cashore [Graceling 2]

Pra quem acompanhou aqui no Blog a história de Graceling, vou falar sobre a continuação desse ótimo livro.
Fire é segundo volume da trilogia da autora Kristin Cashore.
Lembrando que, para quem gostou da história, a Editora Rocco irá lançar Graceling no próximo ano, mas inda não tem uma data confirmada.



Sinopse


Ela é a última de sua espécie...
Não é um tempo pacífico em Dells. Na cidade do Rei, o jovem rei Nash está agarrando-se ao trono, enquanto os senhores rebeldes no norte e no sul constroem exércitos para derrubá-lo. A guerra está vindo. E as montanhas e florestas estão cheias de espiões e ladrões. Este é o lugar onde vive Fire, uma garota cuja beleza é incrivelmente irresistível e que pode controlar as mentes de todos ao seu redor.
Intensamente romântico, este companheiro para o altamente elogiado Graceling, tem um elenco totalmente novo de personagens, com exceção de uma pessoa que desempenha papel fundamental em ambos os livros.. Você não precisa ter lido Graceling para amar Fire. Mas se você não o tiver lido, você ficará morrendo de vontade para lê-lo em seguida.



Bom, concordo com a autora quando ela diz que você não precisa ter lido Graceling para ler Fire. . .  mas, para aquelas pessoas que adoram um bom suspense, eu recomendo ler Graceling primeiro, porque você fica totalmente curioso pra saber quem é o tal vilão que ronda as duas histórias. A história de Larch, o vilão, é bem explicada no prólogo de Fire.

Fire é uma jovem ''monstro'' e filha de Lord Cansrel, um rei que governou com crueldade.

Os cabelos de Fire são de um vermelho cintilante, mais vermelho até do que seu próprio sangue. Ela é uma jovem linda e carrega um poder grandioso, o de ler e controlar mentes.
Quase todos a veem com repugnância por causa de seu pai e pela descendência ''monstro''. Ela tem  essa peculiaridade, é a única/última de sua espécie, chama a atenção em todos os lugares e é alvo constante de ataques de ''bichos monstros'', chamados de raptors, e de pessoas.




Cansrel, seu pai monstro, era bonito. Os monstros em Dells vinham de monstros. Um monstro pode cruzar com um não-monstro de sua espécie - a mãe dela não tinha sido um monstro - mas a descendência era sempre monstruosa.
Quando Fire era pequena, ela foi retirada da sua mãe e enviada para um povoado próximo a Dells. Ela foi educada por Broker, o pai de seu melhor amigo Archer. Ela e Archer cresceram juntos. Archer é responsável pelo seu povoado e tem uma paixão por Fire. Ele tenta, de todas as formas, protegê-la.

Toda a história começa a se desenrolar depois que Fire é atacada por um caçador clandestino nas terras de Archer.

Não era um tempo pacífico em Dells. O rei Nash estava tomando posse do poder e os Lods de outros reinos estavam de olho nas terras de Dells. Lord Myddog, ao norte, e Lod Gentian, ao sul de Dells. A guerra entre esses reinos estava prestes a acontecer, e tinha espiões por todos os lados.

A jornada se inicia em busca de respostas. Fire vai para a cidade do Rei Nash. No inicio, os irmãos Nash e Brigan mantinham uma distância de Fire por causa de Cansrel, por acreditar que ela poderia ser igual a ele.


Na viajem para a cidade do rei, Fire e Brigan começam a se aproximar. Agora ela vive na cidade do rei, e um romance nasce de onde menos se espera.
Muita coisa é revelada sobre sua vida. Verdades aparecem sobre a misteriosa morte de Cansrel. Um garoto estranho, com habilidades desconhecidas até então, surge em Dells, derrubando todos os que viam pela frente por causa de suas ambições.

A guerra entre os reinos está mais próxima, e Fire tem que usar suas habilidades da mente para conseguir informações.

Uma história que é cheia de ação e tem uma dose generosa de romance.
Tem muita coisa triste também. Confesso que Kristin conseguiu arrancar lágrimas de mim. 
Alguns acontecimentos podem até ser injustos, outros, por outro lado, compensam um pouco tanto sofrimento vivido por Fire.
Quem se apaixonou por Graceling, vai se apaixonar por Fire também como eu.
Mal posso esperar pelo próximo livro.

Livro recomendado pra quem ama histórias épicas, como eu :)


Fire tem sua continuação em Bitterblue, uma personagem que aparece em Graceling, que ainda não tem uma data específica para o lançamento, mas que está previsto pra o próximo ano.

0 comentários:

Postar um comentário